Centelha

Pedal me – andando de bicicleta por Londres

O problema

O problema do aumento da poluição e do trânsito persiste e, vemos ações sendo lançadas, principalmente nas grandes cidades para tentar resolver ou minimizar os impactos. Em São Paulo (há bastante tempo) temos o rodízio dos carros (baseado na numeração das placas), já em Londres existe o chamado ULEZ – Ultra Low Emition Zone ou, em uma tradução livre, Zona de Emissões Ultra Baixas.

A ULEZ define locais da cidade onde é proibido trafegar com veículos que utilizam gasolina ou diesel, apenas híbridos ou elétricos e, é claro, bicicletas são permitidos. As multas são altas para quem desobedecer às restrições. As restrições valem desde 8 de abril de 2019, 24 horas por dia, sete dias por semana. A partir de outubro de 2021, as áreas de restrição serão ampliadas.

A ULEZ não exclui o Congestion Charge (C-Charge) que é uma cobrança feita (£11.50) para veículos que trafegam em determinada área no período de 7h às 18h, que é cobrada na mesa área da ULEZ. A ULEZ substitui a Toxicity-Charge (T-Charge), implementada em 2017, que acrescentava uma taxa extra de £10 aos £11.50 da C-Charge, também substitui a LEZ (Low Emition Zone) que aplicava restrições aos veículos comerciais à diesel.

© GEOGRAPH.ORG.UK – David Hawgood – https://www.geograph.org.uk/photo/6183970

As medidas anteriores ao ULEZ já vinham dando resultados:

  •  aumento de 55% na proporção de veículos que trafegam na zona da ULEZ que atendem ao novo padrão de emissão de poluentes;
  • 6.950 ônibus (75% de todos os ônibus TfL – Transport for London, órgão do governo responsável pelos transportes) – incluindo todos os ônibus operando na zona ULEZ – agora atendem ou excedem o padrão de emissão estabelecido.
  • redução de aproximadamente 20% nas concentrações de NO2 (dióxido de nitrogênio);
  • estimam uma redução de NOx (óxido de nitrogênio, refere-se a vários compostos químicos gasosos, formados pela combinação do oxigênio com o nitrogênio, poluentes da atmosfera) em 45% na zona da ULEZ.

© PEDAL ME – https://www.instagram.com/pedalmeapp/

Oportunidade

Diante deste cenário, o londrino Benjamin Knowles, viu uma necessidade premente de opções de transporte mais limpas em Londres. Em abril de 2017 lançou a Pedal Me, mais do que um “taxi”, também fazem o serviço de transporte de cargas. Para utilizá-lo basta baixar e instalar o app, funcionam de 8 às 20h, outros horários são possíveis mediante agendamento. Operam em um raio de 8 km do centro de Londres. No entanto, oferecem o serviço também fora dessa área, também bastando agendar. Dentre os trabalhos regulares incluem corridas até escolas, escritórios e até casamentos!

Em meados de 2019, a Sustrans*, fez toda a sua mudança (Impressora, materiais de escritório, equipamentos de informárica, caixas de arquivos etc.) de Farringdon para Tower Hamlets, utilizando os serviços da Pedal Me.

* Sustrans é uma instituição de caridade e custódia (Reino Unido) que promove o que eles chamam de “viagem ativa” (active travel), com ações nas escolas incentivando caminhadas e o uso de bicicletas. Seu principal projeto é a National Cycle Network, que criou 26.675 km de ciclovias em todo o Reino Unido, incluindo 8.486 km de trilhas sem tráfego. Os 68% restantes da rede estão em estradas já existentes, principalmente pequenas, com o convívio do tráfego motorizado. (fonte: Wikipedia).

https://www.sustrans.org.uk/

© PEDAL ME – https://www.instagram.com/pedalmeapp/

Expansão

No final de 2019 fizeram uma campanha de financiamento coletivo no CrowdCube (plataforma britânica) para levantar £300.000, ultrapassaram a meta e conseguiram £423.940 (40% acima da meta). Esses valores serão utilizados para estruturar e aumentar a frota de bicicletas elétricas. Até novembro de 2019, a frota era composta por 42 bicicletas.

Será que uma iniciativa como esta funcionaria por aqui?

© PEDAL ME – https://www.instagram.com/pedalmeapp/

 

POST(S) RELACIONADO(s):

The Nu Wardrobe

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
udemy free download
download lava firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course