Centelha

Fairphone – o celular justo

Fairphone, como eles próprios se definem, é uma empresa social. Sediada nos Países Baixos (em Amsterdã), foi fundada em janeiro de 2013 por Bas van Abel, Tessa Wernink e Miquel Ballester.

Bas van Abel e o Fairphone 3 – © FAIRPHONE

O Fairphone já está na sua terceira geração. O Fairphone 1, chegou ao mercado em 2013, já a segunda geração, em 2015. O primeiro, foi baseado em um telefone pré-existente onde fizeram algumas melhorias. O segundo, desenvolvido do zero, tinha um princípio modular, onde o usuário poderia abri-lo e trocar peças de acordo com a necessidade (troca/conserto).

Fairphone 1 – © FAIRPHONE

Fairphone 2 – © FAIRPHONE

O conceito é prolongar a vida útil do telefone, conceito que bate de frente com a chamada “obsolescência programada”, onde empresas desenvolvem produtos considerando a vida útil das peças que utilizam e, consequentemente, a vida útil do produto final. Quem nunca passou pela situação de levar um produto para consertar e descobrir que não vale à pena já que sairia mais caro do que comprar um novo? Pior ainda quando descobrem que a garantia expirou a pouco tempo. Mera coincidência? Claro que não. Segundo a Fairphone, a ideia é o usuário poder trocar as peças de reposição pela internet e estender ao máximo a durabilidade do celular.

Fairphone 2 – © FAIRPHONE

A missão da empresa é produzir um produto eticamente responsável. A empresa não utiliza minérios das chamadas áreas de conflito (ex: Congo). Além disso, também estão atentos à sua cadeia de fornecedores, desde o fornecimento responsável de materiais até a defesa do bem-estar dos trabalhadores, compartilhando todos os resultados livremente e, desta forma, estabelecendo novos padrões para todo o setor. Com a colaboração de organizações, rastreiam seus materiais, em diferentes locais da cadeia de produção e extração. Mesmo com essas premissas, em 2017 encerraram o suporte ao Fairphone 1, o que gerou muito barulho, mas foi uma daquelas decisões necessárias para não “matar” a empresa.

Fairphone 3 – © FAIRPHONE

A terceira geração, também modular como a segunda, utiliza android 9, processador Qualcomm Adreno 632 (64 bit octacore) com 4 GB de RAM e velocidade de 1.8 GHz, capacidade interna de 64 GB expansível para 400 GB, câmera frontal de 8 e posterior de 12 MP, 4G e com espaço para dois cartões nano SIM, bateria de 3000 mAH (li-íon).

Fairphone 3 – © FAIRPHONE

Fairphone 3 – © FAIRPHONE

Como podem imaginar, não temos o Fairphone aqui. Na Europa, sai por € 450 (compra feita pela internet no site da empresa), entrega de uma a duas semanas. A empresa retorna € 75 na compra do Fairphone 3 se reciclarem o celular antigo com eles. Não acompanha fones de ouvido e carregador.

Fairphone 3 – © FAIRPHONE

Os Fairphones já venderam algo em torno de 175 mil aparelhos, para termos uma ideia, a Samsung distribui cerca de 75 milhões de smartphones por trimestre e o mercado como um todo movimenta mais de 1,5 bilhão de aparelhos por ano. Um desafio e tanto se compararmos com esses concorrentes…

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download
download micromax firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course