Centelha

Compartilhando alimentos

Já pensou em compartilhar alimentos? Não só no Natal ou em épocas (para alguns) de abundância? Tessa Clarke e Saasha Celestial-One foram além, criaram o app OLIO. OLIO é um app que foi desenvolvido para conectar vizinhos e, com o suporte de empresas locais, compartilhar os alimentos excedentes ou que, por alguma razão, não serão utilizados (e acabarão estragando). Antes do app virar realidade, elas organizaram um teste inusitado, através de um grupo fechado no Whatsapp (com 12 pessoas que elas já tinham feito algumas pesquisas via SurveyMonkey, e que moravam perto umas das outras) combinaram de, nas próximas duas semanas, colocar no grupo os alimentos que estivessem sobrando. Demorou um pouco para o primeiro participante compartilhar e, depois disso a coisa andou. Ao final das duas semanas elas perguntaram como tinha sido a experiência para essas 12 pessoas e as conclusões foram unânimes: “é incrível”, “você precisa construí-lo (o app)” e, talvez o mais importante …”só precisa ser um pouco melhor que um grupo do Whatsapp”!

© OLIO

A partir daí, com o apoio do primeiro investidor, a Simpleweb, uma agência de desenvolvimento, criamos a versão MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável) do aplicativo. E, depois de 5 meses, abriram a empresa. Lançaram o app na App Store em 9 de julho de 2015 e, no Google Play, 3 semanas mais tarde. A primeira versão do aplicativo muito básica e só podia ser usada em 5 códigos postais no norte de Londres. Mas isso não importava, era o início do compartilhamento de alimentos!

© OLIO

Seguem alguns números bastante expressivos:

  • 1.422.761 pessoas baixaram o app OLIO;
  • 2.482.702 porções de alimentos foram compartilhadas;
  • 1.2 milhões de usuários registrados (até julho de 2019) segundo o site do Manchester Evening News.

Desperdício de alimentos no mundo

Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), entre um quarto e um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano no mundo se perde ou é desperdiçado. Isso equivale a cerca de 1.300 bilhões de toneladas de alimentos, o que inclui 30% dos cereais, entre 40 e 50% das raízes, frutas, hortaliças e sementes oleaginosas, 20% da carne e produtos lácteos e 35% dos peixes. A FAO calcula que esses alimentos seriam suficientes para alimentar dois bilhões de pessoas. Cerca de 54% do desperdício ocorre na fase inicial da produção, que é composta pela manipulação pós-colheita e pela armazenagem. Os outros 46% do desperdício (também segundo a FAO), ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo.

© OLIO

Mas como funciona o app?

Para disponibilizar um item, basta abrir o aplicativo, adicionar uma foto, descrição e quando e onde o item está disponível para retirada.

Para acessar itens, basta navegar pelas listagens disponíveis perto de você, solicitar o que você gosta e organizar uma coleta através de mensagens privadas. Atualmente, o app funciona no Reino Unido e na Espanha.

Simples não?

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download intex firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course