Dove vai utilizar somente embalagens com plástico reciclado
Como sabemos, o desperdício de plástico é um dos maiores problemas mundiais não só de saúde ambiental, mas também humana. Problema esse decorrente de um modelo de consumo linear e de uso único (descartáveis). Como parte da solução da criação de uma economia circular, onde os plásticos, ao invés de descartados após um único uso, são reutilizados e reciclados, Dove vem acelerando e expandindo as suas ações seguindo a estrutura SEM PLÁSTICO | MELHOR PLÁSTICO | MENOS PLÁSTICO (no inglês NO PLASTIC | BETTER PLASTIC | LESS PLASTIC).

© UNILEVER
SEM PLÁSTICO (NO PLASTIC)
Dove está pavimentando o caminho para o resto do setor com inovações do tipo: eliminando o uso de plásticos sempre que for possível, utilizando materiais alternativos e novos formatos de embalagem. No próximo ano (2020), suas icônicas embalagens de sabão em barra (embalagem individual) estarão livres de plástico em todo o mundo (as datas para esta implementação ainda dependem dos resultados de alguns testes) e está em andamento o desenvolvimento para substituir o invólucro plástico de suas embalagens multipack, por outro material sem plástico.
MELHOR PLÁSTICO (BETTER PLASTIC)
A marca está comprometida em investir em opções sustentáveis em substituição ao plástico, reduzindo desta forma, o uso de material virgem, apoiando a criação de uma economia circular para os plásticos. Isso inclui a iniciativa de lançar novas garrafas utilizando 100% de plástico reciclado, onde for tecnicamente viável, na América do Norte e Europa até o final de 2019, em toda a sua linha de produtos (Dove, Dove Men+Care e Baby Dove). Existem pequenas exceções no portfólio de produtos, mas o planejado é atingir os 100% muito em breve. Dove continua a sua procura por soluções onde o plástico reciclado não é viável, incluindo as tampas e pumps (válvulas de pressão).
MENOS PLÁSTICO (LESS PLASTIC)
No caminho para reduzir o uso do plástico, Dove lançará uma nova tecnologia – Minim™ – que será utilizada nas embalagens dos desodorantes stick. Em aço inoxidável, as novas embalagens serão reutilizáveis e recarregáveis. A tecnologia Minim™ faz parte da plataforma LOOP ™, um sistema de compras (com diversas marcas) que prioriza o mínimo de desperdício, com venda direta ao consumidor.

© UNILEVER
Através de uma combinação de materiais alternativos, plástico reciclado (onde for necessário) e investindo em tecnologia de recarga (refill), Dove está impulsionando o movimento para criar um novo valor para os plásticos e reduzindo o volume de embalagens plásticas que produz. As iniciativas da marca gerarão um impacto considerável, reduzindo o uso de plástico virgem em mais de 20.500 toneladas por ano. A quantidade de plástico virgem que será economizada por ano seria suficiente para circular a Terra 2,7 vezes (cálculo feito tendo como base o alinhamento das garrafas Dove de 473ml, de ponta a ponta).
Essas iniciativas contribuirão para os novos compromissos relacionados com os plásticos, recentemente anunciados pela Unilever de que até 2025:
- cortará pela metade o uso de plásticos virgens, reduzindo seu uso absoluto de embalagens plásticas em mais de 100 mil toneladas e acelerando a utilização de plástico reciclado;
- ajudará a coletar e processar mais embalagens plásticas do que vende.
FONTE(S):