Centelha

Gomi – produtos feitos com resíduos plásticos

Gomi é um escritório de design sustentável baseado em Brighton (Inglaterra). Começaram a sua história desenvolvendo um alto-falante portátil. Em janeiro de 2018, com um aporte de  £ 10.000 do programa The Environment Now (https://nya.org.uk/theenvironmentnow/), deram início ao seu projeto de reutilizarem materiais que não são utilizados na reciclagem (filmes plásticos – polietileno de alta e baixa densidades, polipropileno de copos e potes, poliestireno de potes e talheres descartáveis). Surgiu então, o alto-falante portátil Gomi. Com este projeto conseguiram uma projeção não só no Reino Unido mas também fora dele.

© GOMI

© GOMI

O objetivo agora é ampliar a linha de produtos. Estão com uma campanha de financiamento coletivo na plataforma do Kickstarter (https://www.kickstarter.com/projects/gomi-eco-tech/gomi-portable-chargers-that-clean-the-planet) que termina no fim de abril. Nesta campanha, o produto é um carregador portátil (power bank) de 12.000 mAh, feito com 100% de resíduos plásticos não recicláveis, com 100% de energia proveniente de baterias reaproveitadas (que deixaram de ir para aterros sanitários).

© GOMI

© GOMI

© GOMI

© GOMI

Segundo o site do Gomi, “o lixo plástico compõe 85% da poluição nas praias em todo o mundo e, todos os anos, o Reino Unido joga fora 1,2 bilhão de quilos de plástico flexível. Em todo o mundo, são produzidos 150 bilhões de quilos de plásticos flexíveis a cada ano. O plástico flexível (PEBD) consiste em sacos de plástico, plástico bolha e filmes plásticos, que não são aceitos para reciclagem no Reino Unido. O desperdício de bateria é um problema crescente em todo o mundo, atualmente mais de 3 bilhões de baterias são produzidas a cada ano, sem uma maneira real de reciclagem ou reutilização em produtos comerciais. Com a previsão de que a demanda global por baterias de íons de lítio cresça 10% ao ano entre 2020 e 25 (https://www.argusmedia.com/-/media/Files/white-papers/the-lithium-market-the-future-is-electric.ashx), a pilha de lixo formada por baterias continuará a crescer. Se retirarmos os veículos elétricos e híbridos desta previsão, o número cai para apenas 4% ao ano. Gomi está se esforçando para trabalhar com os fabricantes de carros elétricos para garantir que suas baterias tenham uma segunda vida útil. Eles esperam lançar também carregadores portáteis feitos de baterias de carros elétricos no final do ano (2020).”

© GOMI

Os rapazes do estúdio Gomi buscam sempre explorar fluxos de resíduos bem específicos para dá-los um novo destino, não-poluente. Eles iniciam cada projeto com uma pergunta clara: “Como podemos transformar resíduos poluentes em produtos que as pessoas queiram usar todos os dias?”

Atualmente trabalham em estreita colaboração com os atacadistas de alimentos na região de Sussex, para reciclar todos os resíduos de embalagens plásticas – interceptando-os antes de serem enviados para incineração ou para o aterro sanitário. O estúdio também aceita resíduos de plástico de residências e empresas locais.

Moldes do alto-falante – © GOMI

Moldes do alto-falante – © GOMI

A campanha no Kickstarter tem o objetivo de gerar recursos para expandirem o processo de produção para poderem “interceptar” mais resíduos. Na conta de Tom Meades (responsável por produto e processos do Gomi): “Nos últimos 9 meses, desviamos cerca de 500 kg de resíduos de embalagens plásticas ‘não recicláveis’ de aterros sanitários. Esperamos que, com a introdução de um produto totalmente circular e acessível, construído com material plástico reciclado, possamos aumentar esse número em mais de 10x. Ajudando a limpar o planeta do fluxo de resíduos poluentes, mas também a criar produtos divertidos e apreciados todos os dias e que as pessoas adorem usar.” A Gomi também oferece um serviço de devolução gratuito para garantir que os carregadores sejam totalmente reciclados no final da vida útil.

Mesa feita com o material reciclado – © GOMI

Collabs

O estúdio também desenvolve produtos específicos como o troféu do Berlin Commercial Film Festival 2019 (https://www.berlincommercial.com/awards) e com o Soap Studio (https://www.soapstudio.club/), uma empresa que fabrica barras de sabão natural (feito à mão no Reino Unido e embalado em caixas biodegradáveis, livre de óleo de palma, plástico, SLS – lauril éter sulfato de sódio, parabenos e sem testes em animais), com eles, fizeram um suporte para sabão.

Porta-sabonete – © GOMI

Troféu Berlin Commercial Film Festival 2019 – © GOMI

Troféu Berlin Commercial Film Festival 2019 – © GOMI

Troféu Berlin Commercial Film Festival 2019 – © GOMI

Por aqui, temos iniciativas como a “madeira plástica” ou “madeira ecológica”, que também utiliza diversos resíduos plásticos (e não plásticos também) na sua composição para a fabricação de produtos como bancos e brinquedos para áreas externas, deques de piscinas entre outros.

 

FONTE(S):

https://www.gomi.design/

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free