Centelha

Pic-Me – snacks saudáveis sem blá, blá, blá

A Pic-Me é uma startup que surgiu (2015, em São Paulo) da frustração de seus sócios em não encontrar, no mercado nacional, opções alimentares que fossem ao mesmo tempo gostosas, práticas e saudáveis. Parecia que a escolha precisava sempre deixar um desses atributos de lado. Além dessa carência de produtos, também sentiam falta, nos ambientes de trabalho por onde passaram e nas relações profissionais, de conversas mais diretas, transparentes, sinceras e positivas. Surgiu então a Pic-Me, uma marca jovem, transparente e direta com o seu público, uma marca que busca facilitar o acesso à uma alimentação mais saudável, “100% natural”. “0% blá, blá, blá.”

Purê de frutas – © PIC-ME

A filosofia que guia os produtos é a do Clean Label. A filosofia Clean Label (ou “rótulo limpo”) é um movimento que teve início a partir da demanda dos consumidores por mais transparência nas informações, ingredientes naturais além da responsabilidade com o meio-ambiente. A Pic-Me destaca os ingredientes em todos os rótulos com fontes* grandes e legíveis para que o consumidor possa saber, e entender, o que está consumindo sem esforço. Além dessa transparência nas informações, a Pic-Me busca utilizar poucos ingredientes, sempre naturais, sem conservantes, corantes ou aditivos. Como ressalta o Diretor Associado de Marketing e Trade, Renato Feller: “Para se ter uma ideia, temos uma lista com mais de 200 ingredientes que são comuns na indústria, mas que são proibidos em nossas formulações”.

* Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos (letras) com o mesmo desenho ou atributos.

© PIC-ME

Perguntamos ao Renato como fazem para substituir os conservantes nos seus produtos: “Tecnologia. Estamos em um estágio em que não é mais necessário encher os produtos de conservantes ou químicos. Um exemplo é o purê de frutas, que tem apenas frutas em sua composição e tem como segredo de conservação a embalagem desenvolvida pela NASA para levar comida ao espaço. Uma tecnologia que ao longo dos anos se popularizou e hoje é acessível para consumirmos no dia a dia”.

A Pic-Me ainda conta com a parceria da Eu Reciclo que faz a compensação de 100% do material colocado no mercado, garantindo que o impacto seja zerado. Ainda segundo Renato, “no futuro, nossa ambição é ir além, e não apenas zerar o impacto, mas sim colaborar para a recuperação do nosso planeta”.

Início e best seller

A startup começou com a categoria de Purês de Frutas na embalagem pouch (tipo de embalagem que, pelo seu design, permite que fique em pé). Renato conta que na época, embora comum no mercado exterior, esse tipo de embalagem ainda não tinha deslanchado por aqui, sendo ainda desconhecida pela maioria do público, além de não entenderem bem como esse produto (purê de furtas) se encaixava no dia a dia das pessoas. “Aos poucos fomos quebrando essa barreira e o consumidor passou a valorizar a praticidade de se comer fruta em qualquer hora e em qualquer lugar sem precisar se preocupar em preparar, armazenar e etc. Para se ter uma ideia, 90% da população brasileira não come a quantidade ideal de frutas, legumes e verduras. Viemos para ajudar a mudar essa realidade!”, salienta Renato.  A linha de purês de frutas foi por onde tudo começou e continua sendo o coração do negócio, por onde a Pic-Me se estabeleceu no mercado.

Chips assados Disney Mandioquinha e Batata Doce – © PIC-ME

Pasta de Amendoim – © PIC-ME

Daquele momento inicial até os dias de hoje, Renato nos conta que a mudança na empresa foi radical. A empresa já está presente na maioria dos estados brasileiros e a categoria de purês de furtas, antes quase desconhecida, se tornou uma realidade no país. Além da inovação no uso das embalagens pouch, a Pic-Me também inovou com novas opções de sabores, incorporou o licenciamento com a Disney e, mais recentemente, trouxeram o sabor Açaí.

A vantagem que as startups têm em relação às grandes empresas está na velocidade/agilidade nas tomadas de decisões ou mesmo nas mudanças/ajustes nas rotas. Com a Pic-Me não é diferente, sempre “de olho” nas tendências de produtos ou mesmo na comunicação com o seu público consumidor, a empresa recentemente lançou (abril) o seu e-commerce, que não só aproximou a marca do seu público mas também já se tornou um canal relevante de faturamento para a empresa.

Homus Chips – © PIC-ME

Homus Chips – © PIC-ME

Portfolio

Hoje são sete linhas de produtos (purês de frutas, chips assados, homus chips, coco chips, energy bar, barrinha proteica e pasta de amendoim) distribuídas em mais de 30 SKUs, que seguem sempre o mesmo tripé: sabor, praticidade e naturalidade. O produto mais recente é um co-branding feito com a Danone Nutricia (divisão multinacional de nutrição especializada da Danone), é a primeira barra proteica fortificada do mercado que, além de 10g de proteína, tem também cálcio, vitamina D e colágeno para manter ossos e músculos saudáveis. Aguardem para setembro novidades dentro da linha infantil licenciada com a Disney: “Os Incríveis” estão chegando! Para os próximos anos, a empresa nos conta que têm um “pipeline recheado de novidades que serão colocadas no mercado”.

Barra Proteica + FortFit – © PIC-ME

A produção é terceirizada (com ingredientes de fornecedores brasileiros e de outros mercados), o que deixa a startup com maior agilidade para inovar e manter o foco na construção de sua marca. Já falamos mais acima que os produtos da Pic-Me estão presentes em quase todas as regiões (e continuam expandindo) e já tem conversas ativas para expandir para outros países. Com a expansão do portfolio ao longo dos anos, seu público também aumentou, são pessoas que se preocupam com a saúde e o bem-estar além do público infantil, bastante identificado e conectado com a marca e suas embalagens.

Coco Chips Assados – © PIC-ME

O crescimento tem sido constante desde o início das operações e a empresa prevê “anos acelerados pela frente”. A expectativa é de continuar crescendo, especialmente depois que toda essa turbulência gerada pela pandemia passar.

Chips Assados – © PIC-ME

Scale-up Endeavor

A Pic-Me foi selecionada pela Endeavor** Brasil (já é a segunda vez que são selecionados), junto com mais 15 empresas do setor de alimentos e bebidas para uma aceleração de cinco meses com as maiores referências no setor no programa chamado Scale-up Endeavor (edição 2020), programa este que, como explica o site da organização, “existe para impulsionar o crescimento do país”. Fazem isso “ajudando as empresas a desenvolverem as bases de processos, pessoas e capital para crescer com consistência”. Na edição de 2019 do Scale-up Endeavor Alimentos e Bebidas, as empresas cresceram 93% e um aumento de 23% no número de funcionários. A edição de 2020 conta com o patrocínio gold das empresas Ambev, Cargill, GPA e Nestlé.

No período da aceleração (cinco meses), as scale-ups receberão o acompanhamento de uma mentora madrinha ou mentor padrinho, participando também de meetups com referências do seu setor para lidar com os desafios do crescimento.

Renato deixa claro a importância de fazer parte desse seleto grupo: “nos enche de orgulho por sabermos a dificuldade que é se destacar entre tantas startups de diferentes setores. O programa da Endeavor é uma ótima oportunidade para ampliar nosso horizonte e aprender com quem já passou pelo nosso estágio ou está enfrentando a mesma batalha. Estar envolvido nesse ecossistema de crescimento acelerado e mentes brilhantes nos motiva a seguir fazendo o que nos propusemos”. ** A Endeavor é uma organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo (presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil).

Design

Além do Clean Label (e fazendo parte), a Pic-Me conta com um design refinado (Cravo Ofício) das suas embalagens, acertando em cheio o seu público com ilustrações exclusivas e de uma simplicidade que fala diretamente com o consumidor.

Processo criativo – © CRAVO OFÍCIO

Processo criativo – © CRAVO OFÍCIO

O Cravo nos conta um pouco sobre esse processo de criação da marca e das embalagens: “nosso trabalho começou com uma extensa geração de alternativas, dando forma à Pic-Me com tipografia e desenhos marcantes feitos à mão, tão naturais quanto a própria marca. E à medida que o projeto foi se desdobrando em novos produtos e embalagens, criamos uma ampla e coesa variedade de ilustrações de ingredientes, sempre considerando o fácil entendimento do portfólio e a criação de uma identidade visual proprietária. Tudo para comer com boca e olhos!”.

Processo criativo – © CRAVO OFÍCIO

O Cravo é um escritório criativo que tem o design como principal ferramenta no desenvolvimento de projetos para marcas, agências de publicidade e outros escritórios de criação. Capitaneado por Lilian Raco e Eduarda Paternot, com mais de 10 anos de estrada, conta com trabalhos importantes e estratégicos para marcas de peso (além da Pic-Me) como Coca-Cola e Natura.

Processo criativo – © CRAVO OFÍCIO

Processo criativo – © CRAVO OFÍCIO

 

FONTE(S):

Pic-Me

Cravo Ofício

Scale Up Endeavor Alimentos e Bebidas

 

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