Centelha

REBBL – rebelde com causa

Início

A ONG Not For Sale combate o tráfico de pessoas pelo mundo. Em dado momento, seus gestores perceberam que suas ações básicas (ex.: construção de abrigos) não eram suficientes no combate ao tráfico. Foi então que Dave Batstone (fundador da Nor For Sale) reuniu um grupo de pessoas para pensarem em novas soluções. A pergunta? Como reinventar o tradicional modelo de caridade?

Na busca dessa solução (em 2011), a Not For Sale (NFS) reuniu líderes mundiais no chamado “Círculo de Montara” (um encontro de dois dias com mais de 50 pessoas) para criar uma solução inovadora para combater o tráfico de pessoas na região de Madre de Dios, na Amazônia peruana (uma comunidade vulnerável ao tráfico). O brainstorming coletivo desse grupo (cientistas, capitalistas de risco, empresários e até um atleta profissional de beisebol) levou à ideia ousada de utilizar “super” ervas para criar uma bebida funcional. Em contrapartida, a empresa ajudaria a fortalecer as economias locais em desenvolvimento, capacitando produtores e agricultores e, desta forma, com oportunidades de trabalhos dignas, mulheres e crianças menos se tornariam menos vulneráveis à ação de traficantes de seres humanos.

Em janeiro de 2013 surge então a REBBL, tendo Dave Batstone (NFS) e Palo Hawken (mixologista, apaixonado pelo herbalismo) como fundadores. Uma empresa de bebidas, descrita como uma organização “for-profit” ou seja, com fins lucrativos, com sede em Emeryville (Califórnia).

Logos REBBL e NOT FOR SALE – © REBBL / © NOT FOR SALE

Depois de um início com ingredientes de uma comunidade peruana em 2011, a empresa evoluiu para uma cadeia de suprimentos em 29 países com 69 ingredientes orgânicos. A REBBL produz bebidas dentro da crescente categoria de alimentos funcionais. REBBL, um acrônimo das palavras em inglês Roots, Extracts, Berries, Botanicals e Love, ou seja, raízes, extratos, bagas, botânicos (vegetais) e amor. Entre os ingredientes principais estão a castanha do Pará (Brazil Nut), açafrão-da-terra (cúrcuma), ashwagandha (planta indiana), schisandra, reishi (cogumelo), cacau e maca (macoa ou maca peruana), leite de coco, mel, gengibre, baunilha, café, matcha (broto de chá verde) e moringa (planta de origem asiática e africana). Esses ingredientes vêm de países como o Peru, Índia, E.U.A., República Dominicana, Japão, Madagascar e Sri Lanka (obs.: a castanha do Pará que eles utilizam vem da Amazônia peruana e não do Brasil).

Os produtos

Os produtos passam pelo processo de flash pasteurização, ou HTST (high-temperature short-time). São sem glúten. Utilizam açúcar de coco que, segundo a REBBL, é minimamente processado e tem o benefício de ser nutritivo e rico em minerais. É mais baixo no índice glicêmico do que o açúcar de cana e agave. Além do açúcar de coco orgânico, as bebidas são adoçadas com estévia orgânica: uma planta natural usada como adoçante. O uso da estévia orgânica permite reduzir em pelo menos 30% o teor geral de açúcar de nossas bebidas. Também é zero no índice glicêmico.

© REBBL

Os produtos são veganos com exceção dos que contém mel orgânico, que são: Turmeric Golden-Milk Elixir, Matcha Latte Elixir e Ginger Gold Tonic. Não possuem laticínios, soja, açúcar refinado e carragenina (extrato feito de algas vermelhas marinhas que serve como emulsificante, ou seja, mescla líquidos que não se misturam, é também um estabilizante e gelificante/espessante – que forma gel, em muitos alimentos), pesquisas apontam como um produto cancerígeno.

© REBBL

Desde 2013, REBBL vendeu aproximadamente 20 milhões das suas bebidas. A Not For Sale é uma organização não governamental internacional que luta contra o tráfico de pessoas e a escravidão moderna. Os projetos da NFS são apoiados por empresas com o propósito de criar um futuro sem exploração e trabalho forçado. A REBBL é uma dessas empresas.

O trabalho global da Not For Sale apoiou mais de 63.000 sobreviventes e indivíduos em risco com programas de moradia, educação, assistência médica, serviços jurídicos, aconselhamento e terapia de longo prazo e programas de treinamento e preparação para o trabalho desde a sua fundação em 2007. REBBL ajudou o NFS a atender quase o dobro do número de pessoas que eram apoiadas antes da fundação da empresa. A REBBL tem o compromisso de retornar à NFS 2,5% do seu lucro, até março de 2019 já tinham doado US$ 1 milhão para a ONG Not For Sale.

© REBBL

De acordo com o relatório Impact Report de 2018 da REBBL, 45,8 milhões de pessoas são afetadas pela escravidão moderna em todo o mundo, 80% delas são mulheres e crianças, nos E.U.A. anualmente, 250.000 pessoas são traficadas, essa exploração gera US$ 150 bilhões em lucros a cada ano e é a indústria ilegal que mais cresce.

Sobre as embalagens de plástico, que segundo a própria empresa, são um ponto problemático que estão trabalhando ativamente para resolver há anos e, deram o primeiro grande passo em direção a uma solução convertendo em garrafas PET 100% recicladas pós-consumo (PCR – Post-Consumer Recycled) neste ano de 2020. Finalistas na edição 2019 da World Changing Ideas (premiação da revista Fast Company) na categoria Social Justice (junto com a Not For Sale). São uma empresa B certificada (B Corp) e possuem a certificação USDA Organic, selo norte americano que atesta (entre outros padrões) que, pelo menos 95% dos ingredientes são orgânicos­.

REBBL Sparkling Prebiotic Tonics – © REBBL

 

FONTE(S):

REBBL

REBBL With a Cause 2018 Impact Report

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