Centelha

Rivian – picapes e SUVs elétricas

Estamos sempre lendo ou ouvindo alguma coisa sobre a Tesla, mas você já ouviu falar sobre a Rivian? A Rivian é, além de uma montadora, uma empresa de tecnologia automotiva norte americana. Fundada em 2009 pelo atual CEO RJ Scaringe (PhD no MIT), desenvolve veículos, produtos e serviços relacionados ao transporte sustentável. A empresa possui instalações em Plymouth (Michigan), Normal (Illinois), San Jose e Carson (Califórnia), Vancouver (Canadá) e no Reino Unido.

Na cidade de Normal (Illinois), a Rivian adquiriu (2017) as instalações da Mitsubishi Motors North America em Normal, Illinois. Com a prefeitura da cidade, a Rivian conseguiu um pacote de incentivos que incluiu uma redução de impostos de cinco anos e uma concessão de US $ 1 milhão, dependente da contratação de aproximadamente 1.000 trabalhadores e um investimento de US $ 175 milhões no local até 2024.

© RIVIAN

Diferentemente da rival Tesla, a Rivian opera no que os americanos chamam de “stealth mode” (referência à tecnologia militar aplicada à veículos, aviões e navios que os torna indetectáveis pelos radares), ou no bom português, na surdina, revelando algo apenas quando já está concretizado.

Segundo a própria Rivian, eles produzem “electric adventure vehicles” ou veículos elétricos de aventura. Os dois modelos (R1T – picape e R1S – SUV) estão disponíveis no sistema de pré-venda, a produção iniciará no segundo semestre de 2020 com entrega dos veículos no final deste mesmo ano.

R1S – © RIVIAN

R1T – © RIVIAN

Veículos elétricos possuem menos peças se compararmos com os veículos movidos a combustão. No modelo R1T, a Rivian utilizou de forma muito inteligente esses espaços extras, como na área transversal entre as rodas e bancos traseiros (cerca de 340 litros), que tem uma tampa (em ambos os lados, que pode ser trancada) que vira um banco quando aberta (ou um degrau para acessar a cabine traseira) e que dá acesso a, por exemplo, uma mesa retrátil, muito útil em espaços abertos. No capô (com abertura elétrica, em ambos os modelos), temos um porta-malas com capacidade para 314 litros e vários ganchos para prender sacolas. Na caçamba (R1T), o estepe fica escamoteado e preservado da água e lama (por uma tampa de abertura/fechamento elétrico).

© RIVIAN

Dylan Johnston – © RIVIAN

© RIVIAN

© RIVIAN

Alguns números:

R1T – 100% elétrico, capacidade de reboque é de 4.989 kg e carga útil de 798 kg; 750 cavalos de potência; mais de 600 km de autonomia; de 0 a 60 milhas/h em 3 segundos (algo em torno de 96,5 km/h); “quad-motor” – quatro motores elétricos com capacidade de enviar potência instantânea independentemente para cada roda maximiza a tração nas condições mais exigentes; barra transversal com sistema flexível que expande e recolhe facilmente para acondicionar volumes no teto (é possível montar até uma barraca); baixo centro de gravidade (chassis estilo “skateboard”); painel digital; porta-malas no capô com capacidade para 314 litros; largura de 201,4 cm por 551,4 cm de comprimento.

Chassi “skateboard” – © RIVIAN

© RIVIAN

© RIVIAN

© RIVIAN

R1S – 100% elétrico, capacidade de reboque é de 3.492 kg; 750 cavalos de potência; mais de 600 km de autonomia; de 0 a 60 milhas/h em 3 segundos (algo em torno de 96,5 km/h); “quad-motor” – quatro motores elétricos com capacidade de enviar potência instantânea independentemente para cada roda maximiza a tração nas condições mais exigentes; fileira extra de assentos que se dobra horizontalmente para armazenamento máximo (opção não está disponível com a bateria de 180 kWh); barra transversal com sistema flexível que expande e recolhe facilmente para acondicionar volumes no teto; porta-malas com 201 litros de capacidade; porta-malas no capô com capacidade para 314 litros; baixo centro de gravidade (chassis estilo “skateboard”); painel digital; largura de 201,4 cm por 509,7 cm de comprimento.

© RIVIAN

© RIVIAN

R1T e R1S – © RIVIAN

Podemos medir o sucesso da Rivian tendo como base as empresas que já investiram na empresa: Ford e Amazon, que encomendou 100 mil vans elétricas (10 mil para operarem em 2021 e o restante até 2030) para serem utilizadas nas suas entregas.

© AMAZON

 

FONTE(S):

Rivian

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download