Rivian – picapes e SUVs elétricas
Estamos sempre lendo ou ouvindo alguma coisa sobre a Tesla, mas você já ouviu falar sobre a Rivian? A Rivian é, além de uma montadora, uma empresa de tecnologia automotiva norte americana. Fundada em 2009 pelo atual CEO RJ Scaringe (PhD no MIT), desenvolve veículos, produtos e serviços relacionados ao transporte sustentável. A empresa possui instalações em Plymouth (Michigan), Normal (Illinois), San Jose e Carson (Califórnia), Vancouver (Canadá) e no Reino Unido.
Na cidade de Normal (Illinois), a Rivian adquiriu (2017) as instalações da Mitsubishi Motors North America em Normal, Illinois. Com a prefeitura da cidade, a Rivian conseguiu um pacote de incentivos que incluiu uma redução de impostos de cinco anos e uma concessão de US $ 1 milhão, dependente da contratação de aproximadamente 1.000 trabalhadores e um investimento de US $ 175 milhões no local até 2024.

© RIVIAN
Diferentemente da rival Tesla, a Rivian opera no que os americanos chamam de “stealth mode” (referência à tecnologia militar aplicada à veículos, aviões e navios que os torna indetectáveis pelos radares), ou no bom português, na surdina, revelando algo apenas quando já está concretizado.
Segundo a própria Rivian, eles produzem “electric adventure vehicles” ou veículos elétricos de aventura. Os dois modelos (R1T – picape e R1S – SUV) estão disponíveis no sistema de pré-venda, a produção iniciará no segundo semestre de 2020 com entrega dos veículos no final deste mesmo ano.

R1S – © RIVIAN

R1T – © RIVIAN
Veículos elétricos possuem menos peças se compararmos com os veículos movidos a combustão. No modelo R1T, a Rivian utilizou de forma muito inteligente esses espaços extras, como na área transversal entre as rodas e bancos traseiros (cerca de 340 litros), que tem uma tampa (em ambos os lados, que pode ser trancada) que vira um banco quando aberta (ou um degrau para acessar a cabine traseira) e que dá acesso a, por exemplo, uma mesa retrátil, muito útil em espaços abertos. No capô (com abertura elétrica, em ambos os modelos), temos um porta-malas com capacidade para 314 litros e vários ganchos para prender sacolas. Na caçamba (R1T), o estepe fica escamoteado e preservado da água e lama (por uma tampa de abertura/fechamento elétrico).

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Dylan Johnston – © RIVIAN

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Alguns números:
R1T – 100% elétrico, capacidade de reboque é de 4.989 kg e carga útil de 798 kg; 750 cavalos de potência; mais de 600 km de autonomia; de 0 a 60 milhas/h em 3 segundos (algo em torno de 96,5 km/h); “quad-motor” – quatro motores elétricos com capacidade de enviar potência instantânea independentemente para cada roda maximiza a tração nas condições mais exigentes; barra transversal com sistema flexível que expande e recolhe facilmente para acondicionar volumes no teto (é possível montar até uma barraca); baixo centro de gravidade (chassis estilo “skateboard”); painel digital; porta-malas no capô com capacidade para 314 litros; largura de 201,4 cm por 551,4 cm de comprimento.

Chassi “skateboard” – © RIVIAN

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R1S – 100% elétrico, capacidade de reboque é de 3.492 kg; 750 cavalos de potência; mais de 600 km de autonomia; de 0 a 60 milhas/h em 3 segundos (algo em torno de 96,5 km/h); “quad-motor” – quatro motores elétricos com capacidade de enviar potência instantânea independentemente para cada roda maximiza a tração nas condições mais exigentes; fileira extra de assentos que se dobra horizontalmente para armazenamento máximo (opção não está disponível com a bateria de 180 kWh); barra transversal com sistema flexível que expande e recolhe facilmente para acondicionar volumes no teto; porta-malas com 201 litros de capacidade; porta-malas no capô com capacidade para 314 litros; baixo centro de gravidade (chassis estilo “skateboard”); painel digital; largura de 201,4 cm por 509,7 cm de comprimento.

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R1T e R1S – © RIVIAN
Podemos medir o sucesso da Rivian tendo como base as empresas que já investiram na empresa: Ford e Amazon, que encomendou 100 mil vans elétricas (10 mil para operarem em 2021 e o restante até 2030) para serem utilizadas nas suas entregas.

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