Centelha

The Not Company

Três chilenos com formações diferentes, Matias Muchnick (bacharel em Economia e pós-graduado nas universidades de Berkeley e Harvard), Karim Pichara (PhD em Ciência da Computação) e Pablo Zamora (PhD em Biotecnologia de Plantas nas áreas de bioquímica e genomas e pesquisador associado da Universidade da Califórnia) criaram a The Not Company, ou NotCo.

© NOTCO

Chef Giuseppe – inteligência artificial

Além dos três acima, a NotCo conta também com o chef (ou como eles próprios dizem, o NotChef) Giuseppe, mas ele não é de carne e osso. Giuseppe é a inteligência artificial por trás das receitas dos produtos. Um algoritmo especialmente desenvolvido para analisar alimentos de base animal em nível estrutural e cruzar essas informações com diferentes fontes de dados. O objetivo é utilizar a grande variedade de plantas existentes na natureza para poder criar produtos. Ao cruzar informações estruturais, Giuseppe encontra padrões que permitem detectar quais são as plantas que deveriam ser combinadas para gerar o sabor e a textura desejados. Uma parte chave do seu treinamento é a construção de uma base de dados dentro da NotCo, que descreve em nível molecular as propriedades de muitas plantas e alimentos tradicionais. Humanamente impossível analisar uma base de dados tão grande, Giuseppe se torna a peça chave, que utiliza técnicas de machine learning que permitem que ele aprenda a buscar padrões sem a necessidade de intervenção humana. De acordo com a NotCo, ele é capaz de encontrar receitas que se aproximam com bastante precisão dos sabores e texturas originais. Desta forma, é possível combinar um brócolis com um goji ou um cogumelo e nozes para emular o sabor do chocolate, ou usar grão de bico para substituir o ovo em uma maionese (que é o caso da NotMayo).

Investimentos

A foodtech recebeu investimentos de fundos como Kaszek Ventures, dos fundadores do Mercado Livre, e de Jeff Bezos, fundador da Amazon, que colocou US$ 30 milhões no projeto. No Brasil, a responsabilidade de cuidar da startup é de Luiz Augusto Silva, com mais de dez anos de experiência no mercado de meios de consumo, entre Unilever e Danone, o executivo chega com a missão de estruturar os negócios da NotCo.

© NOTCO

Brasil

Por aqui, a NotCo chegou (maio de 2019) primeiro nos supermercados Pão de Açúcar com a NotMayo, maionese (ou se preferirem, a “não maionese”) produzida sem ingredientes de origem animal, seus ingredientes são: grão de bico, óleo de canola, semente de mostarda e vinagre de uva. No site da empresa (http://www.notco.com/), além da NotMayo – sabores: original, garlic, spicy e oliva, encontramos também o NotMilk (“não leite”) – sabores: original e chocolate – e o NotIceCream (“não-sorvete”) – sabores: baunilha, chocolate chips e cookies & cream, ambos com ingredientes vegetais e sem lactose.

© NOTCO

 

 

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
download lava firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download