Centelha

XPrajá – recolocando produtos no mercado

A XPrajá é uma empresa especializada em recolocar produtos com o vencimento aproximado, remanufaturados ou descontinuados, produtos que acabariam indo para o lixo. Para a indústria, uma solução para reduzirem o descarte destes produtos gerando receita ao invés de prejuízo. Também desenvolvem soluções customizadas trazendo benefícios para todas as partes (vejam mais abaixo alguns cases de exemplo).

Alguns exemplos de produtos remanufaturados: produtos com peso diferente do mostrado nas embalagens (ex: congelados, bolos) que são reembalados pela indústria e produtos com a embalagem danificada (rasgada) no transporte (também reembaladas em outras caixas). Também é chamado de remanufaturado aquele produto que, por alguma razão, não passou nos testes de qualidade e é reintroduzido em alguns processos de manufatura. Esse produto passa por uma desmontagem, limpeza das peças, reparação ou substituição de peças defeituosas, em alguns casos passa por uma atualização (ex: eletrônicos), remontagem, testes de qualidade para garantir que esteja em perfeitas condições de funcionamento, como se fosse um produto novo.

Imagem de Squirrel_photos por Pixabay – © PIXABAY

A empresa disponibiliza as ofertas de produtos da indústria para o varejo, apresentando as melhores oportunidades de negócio para a geração de lucro. O processo começa com a indústria disponibilizando os produtos, a XPrajá consolida o sortimento e disponibiliza para a base de clientes (gestão de inventário), o varejo solicita o produto (geração de pedido), finalizando com o pagamento e a emissão da nota fiscal. O varejo também se beneficia dessa operação, já que consegue melhorar as suas margens de lucro, possibilita a criação de promoções para a captação de novos clientes gerando um aumento de fluxo no tráfego das lojas, possibilitando um aumento de mercado.

Em sua página na internet, a XPrajá traz alguns números que dão uma dimensão do negócio: 1.100 carretas de produtos recolocados; 36 milhões de SKUs comercializados; R$ 90 milhões comercializados; descontos chegando a mais de 50% e 25 milhões de toneladas de produtos consumidos. Os principais mercados são os estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Dentre as empresas que já trabalham com XPrajá temos: P&G, Pepsico, Mabel, Mondelez, Romanato, Unilever, Arcor, Casa Suiça, Coca-Cola/FENSA, Haribo, Subway, Kibon, Verde Campo entre outras.

Ainda na página da empresa, são citados alguns cases de sucesso como o de uma grande indústria brasileira (segmento de bens de consumo) que realizou uma importação com uma expectativa de venda que não se concretizou. Para evitar o descarte destes produtos (20 carretas com 600 toneladas), a XPrajá analisou o produto e os varejistas interessados conseguindo realocar esses itens em todo Brasil. Além da venda destes produtos, essa indústria também aumentou o seu market share, já que novos consumidores entraram em contato com os seus produtos. Um outro case, esse de um distribuidor de alimentos com um estoque de produtos alimentícios de alta qualidade, mas com data de vencimento muito próxima, para evitar o descarte, acionou a empresa para reverter essa situação. Foram cerca de 90 mil caixas e 1.6 milhões de SKUs que foram realocados rapidamente em diversas regiões do Brasil. Com o objetivo de realocar mas sem prejudicar a imagem da marca canibalizando o mercado, como resultado, o distribuidor eliminou o passivo sem impactos ambientais e o varejo conseguiu aumentar a sua margem de lucro e o fluxo de consumidores nas usas lojas.

Segundo matéria da Forbes (Forbes Insider, 20 de julho, matéria de Angélica Mari e Gabriela Arbex), desde o início deste ano, a XPrajá movimentou, através da sua plataforma, mais de R$ 120 milhões em produtos. Comparado ao mesmo período do ano passado (R$ 6 milhões), esse número representa um aumento de 2.000%.

© XPRAJÁ

Recentemente a empresa disponibilizou dois aplicativos, o XPraJá e o XPraJáLog. O app XPrajá é direcionado para a indústria que quer vender e comprar produtos com praticidade nas negociações, os produtores disponibilizam seus produtos pelo aplicativo e o varejista acompanha essa inclusão em tempo real. Havendo interesse em determinado produto, o varejista pode realizar uma oferta que, caso aceita, ele é notificado e o negócio é então fechado. O app também possui integração com o Google Maps e o XPraJáLog (o segundo app), permitindo ao varejista acompanhar o seu pedido e programar o recebimento. O XPrajáLog, como o próprio nome já indica, é o aplicativo para o setor de logística. Este app permite que o solicitante acompanhe a viagem da sua mercadoria adquirida. O entregador acessa o app utilizando a placa do caminhão, insere a nota fiscal da mercadoria e escolhe de onde está saindo. Uma vez iniciada a viagem, contanto com a tecnologia de geolocalização, integrando o Google Maps, o app XPrajá e o app XPrajáLog, o comprador será notificado do início da viagem acompanhando o transporte com atualizações a cada 15 minutos.

Por último, uma ótima novidade, XPrajá foi selecionada pela Endeavor* Brasil, junto com mais 15 empresas do setor de alimentos e bebidas para uma aceleração de cinco meses com as maiores referências no setor no programa chamado Scale-up Endeavor (edição 2020), programa este que, como explica o site da organização, “existe para impulsionar o crescimento do país”. Fazem isso “ajudando as empresas a desenvolverem as bases de processos, pessoas e capital para crescer com consistência”. Na edição de 2019 do Scale-up Endeavor Alimentos e Bebidas, as empresas cresceram 93% e um aumento de 23% no número de funcionários. A edição de 2020 conta com o patrocínio gold das empresas Ambev, Cargill, GPA e Nestlé.

No período da aceleração (cinco meses), as scale-ups receberão o acompanhamento de uma mentora madrinha ou mentor padrinho, participando também de meetups com referências do seu setor para lidar com os desafios do crescimento.

* A Endeavor é uma organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo (presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil).

 

FONTE(S):

XPrajá

Scale Up Endeavor Alimentos e Bebidas

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
online free course