Centelha

YVY – produtos concentrados em cápsulas

O plástico virou o vilão n°1, mas a culpa não está propriamente no material que, inclusive, é imprescindível para diversas atividades, mas no seu uso indiscriminado. Entre várias das suas características (variando inclusive o tipo de plástico), a sua durabilidade se vira contra ele mesmo. O uso do plástico, especialmente em embalagens descartáveis, causou e vem causando um enorme acúmulo de lixo ao redor do globo. Uma das formas de minimizar esse uso indiscriminado (descartável) é através da utilização de refis.

Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay – © PIXABAY

Nessa linha de pensamento seguiu a YVY, uma empresa de produtos de limpeza. Mas não é só isso, a YVY utiliza ingredientes naturais ou como a própria empresa diz em sua página na internet: “nossos ingredientes combinam a tecnologia da natureza e a química verde, ou seja, trabalhamos apenas com ingredientes de origem vegetal, nada de petroquímicos ou derivados”.  Ainda de acordo com a própria empresa, a ideia “é combinar a tecnologia e a inteligência da natureza e colocando a fórmula ultra concentrada com ingredientes naturais e renováveis em cápsulas que são retornáveis”.

© YVY

Como funciona

Os produtos são vendidos através do sistema de assinaturas (mas pode ser comprado através de pedidos avulsos também) onde o cliente recebe mensalmente o seu kit de produtos, que vem em cápsulas recicláveis, como já falado acima, ultra concentrado que, em casa (ou em qualquer outro local) deve ser colocado no borrifador. Antes disso, o borrifador deve ser enchido com água até um nível marcado no mesmo, coloca-se então, a cápsula (encaixada de cabeça para baixo, sem retirar o selo de fechamento, encaixa-se a tampa que perfurará a cápsula deixando que o líquido se misture com a água já no borrifador. A mistura pode ser feita em um balde caso seja de preferência do usuário, utilizando a mesma quantidade de água e derramando o líquido da cápsula no balde.

Desta maneira, como a própria empresa diz, não é necessário o transporte da água, diminuindo consideravelmente o tamanho das embalagens além de influir diretamente no transporte já que o tamanho e peso são muito menores. A quantidade de água nestes produtos, pode chegar a 90% do total da embalagem, ou seja, bastante coisa. A Euromonitor International estima (pesquisa de 2019) que, globalmente, o plástico represente 63% de todas as embalagens de alimentos, bebidas, beleza, cuidados para a casa e ração animal.

Os produtos são divididos em quatro categorias: lava louças, multiuso, lava roupas e limpeza pesada desengordurante. Segundo a empresa, os produtos de YVY não têm conservantes em suas formulações, os próprios ativos de origem natural fazem esse papel. Não têm ingredientes sintéticos e petroquímicos e utilizam óleos essenciais 100% naturais.

Kit de boas-vindas – © YVY

O nome YVY

Na página da empresa encontramos a origem e a razão para o no “YVY”: “YVY é terra, chão que se pisa, em tupi-guarani. É também o nome que inspira a lenda indígena de uma terra sem males e os produtos de YVY, que limpam sem sujar, utilizando matérias-primas de fontes naturais e renováveis. A palavra YVY também é um palíndromo, ou seja, pode ser lida de trás para frente, o que remete à circularidade dos produtos, que são formulados com ingredientes de origem natural, e das cápsulas, que usam muito menos plástico e podem ser recicladas”.

Logística reversa

A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

© YVY

A YVY se responsabiliza pelo retorno e reciclagem das cápsulas, como isso acontece? O cliente precisa primeiro, juntar suas cápsulas feitas de PP (polipropileno). Depois, basta retirar os selos metálicos, empilhá-las uma dentro da outra (para ocupar menos espaço) e acomodá-las na própria caixa de assinatura. Depois de três meses é só solicitar por e-mail através do sac@yvybrasil.com o voucher dos correios e enviar de volta.

Green Cleaning

O conceito de “green cleaning” (no português “limpeza verde” ou como alguns chamam “limpeza sustentável”) é aquela feita com produtos e procedimentos que são seguros para o meio ambiente, não emitindo poluentes quando utilizados. A “limpeza verde” é importante não apenas para o meio ambiente e nosso planeta, mas também para a saúde do público em geral.

Segundo Rafael Pellegrini, analista da Euromonitor, comenta: “YVY representa uma proposta de valor disruptiva no segmento de produtos de limpeza. É um modelo que foge da concepção de fragrância ou especificidade de uso como sinônimos de inovação e se volta, essencialmente, para aspectos como sustentabilidade, saudabilidade, design e eficiência.”

© YVY

 

POST(S) RELACIONADO(S):

Dove vai utilizar somente embalagens com plástico reciclado

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course