Centelha

ecoShave – barbeadores sustentáveis

Alguns produtos plásticos descartáveis entraram ferozmente na mira de vários países ao redor do mundo, com legislações banindo os seus usos. Canudos, cotonetes, copos plásticos entre outros estão com os seus dias contados. Já fizemos alguns posts interessantes com materiais alternativos para os canudos, como os canudos de macarrão da Stroodles e os canudos feitos com algas marinhas, da Loliware, mostramos também a Biotrem que produz pratos, tigelas e talheres a partir de resíduos agrícolas como o farelo de trigo.

Um produto que, fatalmente, entrará na mira em pouco tempo, é o barbeador descartável. Neste produto temos dois problemas, a reciclagem dos cabos plásticos e a reciclagem das lâminas. Lembrando que encontramos, pelo menos, duas variações deste produto no mercado, sendo um, o conjunto todo descartável (cabo + “cartucho” com as lâminas) e o cabo permitindo a troca dos cartuchos (com lâminas), adquirindo e utilizando refis.

© ECOSHAVE WALTZ SEVEN GMBH

Nos E.U.A., segundo relatório (do início dos anos 90) da Agência de Proteção Ambiental (E.P.A. – Environmental Protection Agency), aproximadamente 2 bilhões de barbeadores descartáveis (entre barbeadores e cartuchos com lâminas) são jogados no lixo todo ano, lembrando que esse relatório traz dados do início da década de 90! Dados mais atuais proporcionados pelo site Statista (que apresenta diversos dados estatísticos), dizem que 159,79 milhões de americanos usaram lâminas / barbeadores descartáveis em 2019 e a projeção para o ano de 2023 é do consumo de 161,88 milhões (tendo como base o censo americano e a Simmons National Consumer Survey – NHCS).

© ECOSHAVE WALTZ SEVEN GMBH

Ainda nos E.U.A., através da Terracycle (empresa americana que disponibiliza uma plataforma de reciclagem transformando resíduos em matérias-primas para serem reintroduzidas no ciclo produtivo), é possível reciclar os barbeadores e lâminas (entre outros produtos), mas é necessário enviá-los à um centro de coleta (mais de 300 nos E.U.A.) pessoalmente ou por correios (despesas por conta do consumidor).

© ECOSHAVE WALTZ SEVEN GMBH

Com relação aos cabos plásticos, a empresa austríaca Waltz Seven GmbH, desenvolveu o ecoShave, tendo como meta a redução do uso do plástico nos cabos. A empresa sustenta que as soluções alternativas e declaradas compostáveis, não necessariamente são compostáveis, sendo necessário encaminhar os produtos para plantas industriais para este fim. Com isso em mente, desenvolveram um barbeador descartável que utiliza menos 75% de plástico, comparando com os atuais barbeadores, com uma tecnologia própria que utiliza resíduos de madeira de florestas sustentáveis (levaram 18 meses para finalizar o processo). Como missão, objetivam reduzir em 100% o plástico até 2022. Recentemente, foram um dos premiados na edição 2020 do Green Product Award.

 

POST(S) RELACIONADO(S):

Stroodles

Loliware

FONTE(S):

ecoShave

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course