Centelha

BIOTREM – pratos e talheres de farelo de trigo

Parece que o mercado de produtos substitutos do plástico está em plena evolução e, muitos desses produtos, são até comestíveis. Já fizemos um post aqui na Centelha falando da Loliware, uma empresa que desenvolveu uma tecnologia para a fabricação de canudos de bebidas (comestíveis) feitos com algas marinhas.

Neste post, vamos falar da Biotrem, uma empresa polonesa (Varsóvia) de tecnologia que desenvolveu um processo inovador de produção de utensílios de mesa de base biológica. fundada em 2012 por Malgorzata Then (CEO da empresa) e Jerzy Wysocki (inventor da tecnologia).

© BIOTREM

Malgorzata Then e Jerzy Wysocki – © BIOTREM

A tecnologia, protegida por patentes internacionais, permite a fabricação de louças descartáveis biodegradáveis a partir de matérias-primas orgânicas sustentáveis, como farelo de trigo, farelo de milho, subprodutos da mandioca e até algas. A principal linha de produtos inclui pratos, tigelas e talheres descartáveis que, além de biodegradáveis, também são comestíveis. A partir de 1 tonelada de farelo de trigo puro e comestível, são produzidos até 10.000 unidades de pratos ou tigelas. Através da compostagem, os produtos se biodegradam em apenas 30 dias.

© BIOTREM

© BIOTREM

Segundo a empresa, o processo atual de fabricação dos utensílios é limpo e ecológico, utiliza matérias-primas naturais (farelo de trigo) e pequenas quantidades de água. O restante é feito através de alta pressão e temperatura. Depois de prontos, podem ser levados ao forno convencional e até ao micro-ondas.

De acordo com a cofundadora, Malgorzata Then: “os utensílios são perfeitos para servir pratos quentes e frios. No caso de um contato mais longo com refeições líquidas – especialmente com sopas quentes – o cheiro ou o sabor do farelo pode penetrar levemente na refeição, mas não é uma sensação desagradável. Isso me lembra de pão fresco”. (Fonte: PATA – Pacific Asian Travel Association)

© BIOTREM

© BIOTREM

Além de serem naturais (comestíveis) e biodegradáveis, também contribuem para reduzir o fluxo de resíduos já que utilizam subprodutos de base biológica. Já estão presentes em mais de 40 países e, atualmente, a empresa está discutindo a comercialização em larga escala dessa tecnologia com potenciais parceiros nas Américas e Europa. Até agora, a Biotrem já investiu mais de € 5 milhões em pesquisa e desenvolvimento.

© BIOTREM

© BIOTREM

A produção atual gira em torno de 15 milhões de peças por ano. A fábrica fica na região do município de Zambrów, região tradicionalmente agrícola e ecologicamente limpa da Polônia – que permite acesso permanente a matérias-primas de alta qualidade.

Informações nutricionais – © BIOTREM

Atualmente, os produtos oferecidos são: pratos de 28 cm, 24 cm, 20 cm de diâmetro; tigelas de 20 cm de diâmetro; taça oval de 24×16 cm. Os talheres são feitos de uma mistura de PLA (poliácido láctico, polímero constituído por moléculas de ácido láctico, um ácido orgânico de origem biológica, biodegradável) e farelo de trigo.

© BIOTREM

© BIOTREM

 

POST(S) RELACIONADO(S):

Notpla – embalagens comestíveis

ECOVATIVE – Cultivando materiais e o “meatless bacon”

FONTE(S):

Biotrem

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download