Centelha

Neste – combustível sustentável para reduzir as emissões de GEE

Já falamos aqui sobre a LanzaTech, uma empresa que desenvolve uma tecnologia que extrai combustível das emissões de CO2, que vem atraindo as atenções de empresas áreas como a Virgin Atlantic do mega empresário Richard Branson. Neste post falaremos de outra empresa, a Neste.

Neste é uma empresa petrolífera localizada em Espoo, Finlândia. Fundada em 1948 com tecnologia norte americana (para utilizarem como matéria-prima o óleo cru da Rússia) para garantir o abastecimento de petróleo na Finlândia.

A empresa é a maior produtora mundial de diesel renovável e combustível renovável para aviação, refinado de resíduos, introduzindo também, soluções renováveis para as indústrias de polímeros e produtos químicos. A empresa também é um refinador tecnologicamente avançado de produtos petrolíferos de alta qualidade, explorando caminhos para o uso de resíduos plásticos como matéria-prima para a produção de “novos” plásticos.

Teste de fumaça com o diesel tecnologia NEXBTL (esquerda) versus diesel fóssil (2013) – © NESTE

Global 100 – Empresas mais sustentáveis do mundo

Em 2019, a receita da Neste ficou em EUR 15,8 bilhões. Em 2020 (e 2019), a Neste ficou em 3º lugar na lista Global 100 das empresas mais sustentáveis do mundo. A lista Global 100, no seu décimo sexto ano, é compilada pela Corporate Knights (uma revista e empresa de informações financeiras com sede no Canadá), que tem foco em como os benefícios empresariais, sociais e ecológicos podem andar de mãos dadas.

A Neste relata em seu site que tem como objetivo se tornar “um líder global em soluções renováveis e circulares”. Ressaltam também o comprometimento com seus clientes na redução das suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 20 milhões de toneladas a cada ano até 2030.

QG da Neste na Finlândia – © NESTE

Essa “redução na emissão dos GEE” se tornou possível através da tecnologia que chamaram de NEXBTL, proporcionando produtos como o Neste MY Renewable Jet Fuel™ (utilizado na aviação) que, de acordo com a empresa, reduz em até 80% as emissões se comparado com combustível de origem fóssil.

Nos E.U.A. e na Europa, a capacidade produtiva anual da Neste atualmente é de 100 mil toneladas. Mas, com a expansão da refinaria situada em Cingapura (em desenvolvimento), essa capacidade vai aumentar para incríveis 1,5 milhões de toneladas de combustível sustentável de aviação até 2022. O MY Renewable Jet Fuel™ é utilizado por empresas como a Boeing, American Airlines, Alaska Airlines, JetBlue Airways (essas três em voos a partir do aeroporto internacional de San Francisco – SFO), Lufthansa, KLM (essas duas últimas utilizam em um blend com combustível fóssil nos voos que partem dos aeroportos de Frankfurt/Alemanha e Schiphol/Países Baixos) e, através de uma parceria com a Air BP (British Petroleum), atendem clientes na Suécia e França.

Refinaria em Porvoo – Finlândia. Foto: Ismo Henttonen – © NESTE

Além do Jet Fuel, a Neste também oferece o MY Renewable Diesel já em uso por diversas empresa (e cidades) como: UPS (nos E.U.A. desde 2015), Carlsberg, Google, Rewe (rede alemã de supermercados) entre muitas outras e também as cidades de Sacramento, San José, Oakland, San Francisco, Carlsbad, Walnut Creek e San Diego.

Os produtos da Neste podem ser produzidos de forma flexível a partir de uma mistura de resíduos, bem como vários óleos vegetais. A empresa alega ser “a única no mundo capaz de produzir combustíveis renováveis a partir de mais de 10 diferentes matérias-primas” e seus “produtos têm uma consistente alta qualidade, independente da matéria-prima utilizada”.

Matérias-primas renováveis utilizadas na produção dos produtos Neste – © NESTE

Dentre os “ingredientes” utilizados pela Neste temos: gordura animal de resíduos da indústria alimentícia; gordura de resíduos de processamento de peixe; resíduos do processamento de óleo vegetal; óleo técnico de milho; óleo usado de cozinha; óleo bruto de palma; óleo de soja, óleo de colza; óleo de camelina e óleo de jatrofa (da família das mamonas). A empresa tem um desenvolvimento e aprimoramento contínuo da sua tecnologia, expandindo as matérias-primas utilizadas, explorando novas possibilidades como por exemplo, as algas. Segundo a empresa, todas as matérias-primas são produzidas de forma sustentável, são rastreadas até a as áreas de plantio ou até as indústrias. Ainda segundo a empresa, com a rastreabilidade a empresa garante que essas matérias-primas sejam não só produzidas de forma sustentável, mas também, que a sua produção não infrinja os direitos humanos de ninguém ou ameace florestas tropicais ou áreas ricas em carbono.

Caminhão Neste. Foto: Tomi Parkkonen – © NESTE

 

FONTE(S):

Neste

POST(S) RELACIONADOS:

LanzaTech – transformando CO2 em combustível

Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download huawei firmware
Download WordPress Themes
online free course