Centelha

Neste – combustível sustentável para reduzir as emissões de GEE

Já falamos aqui sobre a LanzaTech, uma empresa que desenvolve uma tecnologia que extrai combustível das emissões de CO2, que vem atraindo as atenções de empresas áreas como a Virgin Atlantic do mega empresário Richard Branson. Neste post falaremos de outra empresa, a Neste.

Neste é uma empresa petrolífera localizada em Espoo, Finlândia. Fundada em 1948 com tecnologia norte americana (para utilizarem como matéria-prima o óleo cru da Rússia) para garantir o abastecimento de petróleo na Finlândia.

A empresa é a maior produtora mundial de diesel renovável e combustível renovável para aviação, refinado de resíduos, introduzindo também, soluções renováveis para as indústrias de polímeros e produtos químicos. A empresa também é um refinador tecnologicamente avançado de produtos petrolíferos de alta qualidade, explorando caminhos para o uso de resíduos plásticos como matéria-prima para a produção de “novos” plásticos.

Teste de fumaça com o diesel tecnologia NEXBTL (esquerda) versus diesel fóssil (2013) – © NESTE

Global 100 – Empresas mais sustentáveis do mundo

Em 2019, a receita da Neste ficou em EUR 15,8 bilhões. Em 2020 (e 2019), a Neste ficou em 3º lugar na lista Global 100 das empresas mais sustentáveis do mundo. A lista Global 100, no seu décimo sexto ano, é compilada pela Corporate Knights (uma revista e empresa de informações financeiras com sede no Canadá), que tem foco em como os benefícios empresariais, sociais e ecológicos podem andar de mãos dadas.

A Neste relata em seu site que tem como objetivo se tornar “um líder global em soluções renováveis e circulares”. Ressaltam também o comprometimento com seus clientes na redução das suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 20 milhões de toneladas a cada ano até 2030.

QG da Neste na Finlândia – © NESTE

Essa “redução na emissão dos GEE” se tornou possível através da tecnologia que chamaram de NEXBTL, proporcionando produtos como o Neste MY Renewable Jet Fuel™ (utilizado na aviação) que, de acordo com a empresa, reduz em até 80% as emissões se comparado com combustível de origem fóssil.

Nos E.U.A. e na Europa, a capacidade produtiva anual da Neste atualmente é de 100 mil toneladas. Mas, com a expansão da refinaria situada em Cingapura (em desenvolvimento), essa capacidade vai aumentar para incríveis 1,5 milhões de toneladas de combustível sustentável de aviação até 2022. O MY Renewable Jet Fuel™ é utilizado por empresas como a Boeing, American Airlines, Alaska Airlines, JetBlue Airways (essas três em voos a partir do aeroporto internacional de San Francisco – SFO), Lufthansa, KLM (essas duas últimas utilizam em um blend com combustível fóssil nos voos que partem dos aeroportos de Frankfurt/Alemanha e Schiphol/Países Baixos) e, através de uma parceria com a Air BP (British Petroleum), atendem clientes na Suécia e França.

Refinaria em Porvoo – Finlândia. Foto: Ismo Henttonen – © NESTE

Além do Jet Fuel, a Neste também oferece o MY Renewable Diesel já em uso por diversas empresa (e cidades) como: UPS (nos E.U.A. desde 2015), Carlsberg, Google, Rewe (rede alemã de supermercados) entre muitas outras e também as cidades de Sacramento, San José, Oakland, San Francisco, Carlsbad, Walnut Creek e San Diego.

Os produtos da Neste podem ser produzidos de forma flexível a partir de uma mistura de resíduos, bem como vários óleos vegetais. A empresa alega ser “a única no mundo capaz de produzir combustíveis renováveis a partir de mais de 10 diferentes matérias-primas” e seus “produtos têm uma consistente alta qualidade, independente da matéria-prima utilizada”.

Matérias-primas renováveis utilizadas na produção dos produtos Neste – © NESTE

Dentre os “ingredientes” utilizados pela Neste temos: gordura animal de resíduos da indústria alimentícia; gordura de resíduos de processamento de peixe; resíduos do processamento de óleo vegetal; óleo técnico de milho; óleo usado de cozinha; óleo bruto de palma; óleo de soja, óleo de colza; óleo de camelina e óleo de jatrofa (da família das mamonas). A empresa tem um desenvolvimento e aprimoramento contínuo da sua tecnologia, expandindo as matérias-primas utilizadas, explorando novas possibilidades como por exemplo, as algas. Segundo a empresa, todas as matérias-primas são produzidas de forma sustentável, são rastreadas até a as áreas de plantio ou até as indústrias. Ainda segundo a empresa, com a rastreabilidade a empresa garante que essas matérias-primas sejam não só produzidas de forma sustentável, mas também, que a sua produção não infrinja os direitos humanos de ninguém ou ameace florestas tropicais ou áreas ricas em carbono.

Caminhão Neste. Foto: Tomi Parkkonen – © NESTE

 

FONTE(S):

Neste

POST(S) RELACIONADOS:

LanzaTech – transformando CO2 em combustível

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
download samsung firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=