Centelha

Couro de cacto

Muitas empresas estão desenvolvendo alimentos à base de plantas para substituir a carne, leite e ovos e, além disso, também estão desenvolvendo alternativas para o couro animal (que tem um processo de produção muito poluidor). Já podemos encontrar produtos à base de uva, maça, abacaxi, cogumelo, cortiça, borracha e até com café.

No México, Adrián López Velarde e Marte Cázarez desenvolveram um produto utilizando o cacto Nopal, de forma ovalada e achatada, bastante abundante naquele país. A empresa dos dois mexicanos, Adriano di Marti, levou aproximadamente dois anos para desenvolver o que chamaram de Desserto. A ideia veio da vivência profissional de Adrián e Marte, ambos trabalharam com indústrias automotiva, de moda e de móveis e viram de perto o problema da poluição ambiental gerada na produção do couro animal.

Imagem de Jeannie Schnakenberg por Pixabay – © PIXABAY

© DESSERTO

irrigação, pesticidas ou nutrientes. Desserto é parcialmente biodegradável, respirável e com durabilidade aproximada de 10 anos. Produzido em uma grande variedade de cores, espessuras e texturas.

© DESSERTO

© DESSERTO

Alguns benefícios sustentáveis deste produto: sem PVC, sem ftalatos (aditivo utilizado para dar maleabilidade, tido como cancerígeno), plantações orgânicas sem herbicidas ou pesticidas, não necessita de sistemas de irrigação (utiliza somente água das chuvas) e as folhas são secas apenas com a luz do sol, todo o material orgânico excedente é vendido para a indústria de alimentos local.

© DESSERTO

A fazenda onde é cultivado o cacto Nopal, situado em Zacatecas, selecionam somente as folhas maduras sem danificar o cacto. A cada 6-8 meses fazem nova colheita, dentro da fazenda, depois de cortar as folhas maduras, secam ao sol por três dias até atingir os níveis de umidade necessário, não utilizam fornos ou energia adicional (como gás) nesse processo. Em seguida, processam a matéria-prima orgânica para torná-la parte da fórmula (que inclui algodão) patenteada que permite fabricarem o couro vegano

© DESSERTO

Desserto oferece alta resistência à abrasão, fricção, rasgo, tração e grande durabilidade, este material orgânico e sustentável pode substituir o uso de couro de animal e outros materiais sintéticos. Além de respirável, o produto possui média resistência as bactérias, não possui manchas, fácil de limpar, retardante de chama e resistente a rachaduras (UV/frio).

No Brasil, por lei (n° 4.888 de 1965), somente produtos obtidos de pele animal podem ser denominados “couro”.

© DESSERTO

 

POST(S) RELACIONADO(S):

The Not Company

ECOVATIVE – Cultivando materiais e o “meatless bacon”

Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course