Centelha

Garden Gourmet – “atum” vegetal

Com todo esse movimento do mercado em torno de alimentos plant-based, as grandes não poderiam ficar de fora. E a Nestlé marca presença com a sua marca Garden Gourmet.

Garden Gourmet é uma marca de produtos alimentícios vegetarianos sediada em Israel, tendo como principal mercado o Reino Unido. Fundada em Israel em 1986, no seu início, recebeu investimentos da Nestlé até ser definitivamente adquirida em 2017. Com foco no público “flexitariano” (termo que surgiu da fusão entre flexível e vegetariano, simplificando, seria um estilo de vida com práticas vegetarianas flexíveis).

Para melhor informar o consumidor, a Garden Gourmet criou o Nutri-Score, um rótulo com código de cores que classifica alimentos e bebidas de acordo com seu perfil nutricional. Com uma escala de A a E, onde A representa as “escolhas mais saudáveis” e E as “escolhas menos saudáveis”. Segundo informações contidas no site da marca, a maioria dos produtos têm pontuação A ou B, mas estão continuamente se esforçando para melhorar. Na maioria dos produtos é utilizada a proteína de soja que, ainda de acordo com o site da marca, “contém todos os nove aminoácidos essenciais (aqueles que nosso corpo não pode produzir e, portanto, devem ser incorporados em nossa dieta)”.

© GARDEN GOURMET

A proteína de soja dos produtos da Garden Gourmet é proveniente dos E.U.A. e da Europa, mas a empresa informa que trabalha para que, no futuro, a soja utilizada seja toda europeia. A marca também informa que as embalagens são recicláveis, sendo necessário separar a película e a bandeja, ambas de materiais plásticos, da cinta de cartão, dispondo-as nos locais apropriados para a reciclagem.

Na comparação com o hambúrguer tradicional de carne*, o hambúrguer Garden Gourmet (da linha Sensational) tem uma pegada de carbono até 80% menor, utiliza menos 75% de terra com menos 80% de energia consumidas na produção.

* Com base na avaliação do ciclo de vida ACV (2019) analisada pela consultoria suiça Quantis, comparando 100% hambúrguer de carne alemão com o hambúrguer Garden Gourmet Sensational, com distribuição e consumo refrigerados na Alemanha.

 

© GARDEN GOURMET

Vuna

No último dia 20 de agosto, a Garden Gourmet lançou um produto alternativo (plant-based) ao atum, como um primeiro movimento para produtos alternativos aos frutos do mar. O mercado de produtos plant-based alternativo aos frutos do mar ainda é pequeno, estimativas dão conta de que este mercado gire em torno de 1% das vendas no varejo de carne vegetal nos E.U.A. (2019), mas o potencial de crescimento é enorme. Outras marcas também oferecem produtos semelhantes como a Legendary Vish (Viena, Áustria), Good Catch Foods (marca da empresa americana Gathered Foods) e a sueca Hooked (com produtos que imitam lula, camarão e salmão).

© NESTLÉ

Segundo informações da Nestlé, o produto, chamado de Vuna, é feito com apenas seis ingredientes vegetais, sendo rico em proteína de ervilha, uma das fontes de proteína vegetal mais ecológicas. Ainda de acordo com a empresa, contém também todos os aminoácidos essenciais sem corantes nem conservantes artificiais. Esse produto foi desenvolvido em apenas 9 meses, se beneficiando de uma “profunda experiência em ciência de proteínas e tecnologias proprietárias”. No portfolio da Garden Gourmet ainda podemos encontrar hambúrgueres, carne moída, almôndegas, salsichas, embutidos, nuggets de frango e filés de frango, todos plant-based. De acordo com Stefan Palzer, Diretor de Tecnologia da Nestlé, “alternativas sustentáveis aos frutos do mar com base nos vegetais podem ajudar a reduzir a pesca excessiva, protegendo a biodiversidade dos nossos oceanos. Nossa alternativa plant-based é deliciosa, nutritiva e rica em proteínas, ao mesmo tempo que não contém mercúrio. Estamos ansiosos para lançar este ótimo produto e outras alternativas plant-based aos peixes e crustáceos já estão em desenvolvimento”.

Pokébowl com Vuna – © NESTLÉ

Sanduíche com Vuna – © NESTLÉ

Os produtos são desenvolvidos pela Nestlé Research na Suíça e pelos Centros de P&D voltados para os alimentos na Alemanha e nos Estados Unidos. E, para aumentar a velocidade de lançamento destes produtos, os mesmos são prototipados e testados em pontos de venda previamente selecionados, sendo os primeiros lotes comerciais produzidos nas próprias instalações de P&D da Nestlé.

Disponível em uma embalagem de vidro (por enquanto apenas na Suiça), pode ser utilizado em uma ampla variedade de pratos, de pizzas a saladas passando por sanduíches.

© NESTLÉ

 

FONTE(S):

Nestlé

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