EcoBirdy – reciclando brinquedos plásticos
Na Europa, são produzidos anualmente cerca de 24 milhões de toneladas de resíduos plásticos, sendo que a maior parte não é reciclada. Apenas 5% dos novos produtos plásticos na Europa são feitos de plástico reciclado. (Fonte: Recicladores de plásticos na Europa)
Vanessa Yuan e Joris Vanbriel, dois designers com diferentes backgrounds (moda e desenho industrial) estabelecidos na Antuérpia (Bélgica), analisaram os processos de reciclagem existentes e começaram a montar um plano para o seu próprio processo. Como objetivos, superar as barreiras da reciclagem de plásticos misturados (especialmente resíduos de brinquedos de plástico, considerados difíceis de reciclar) e eliminar a aparência cinza dos plásticos reciclados.

© ECOBIRDY
ecothylene®
Durante cerca de dois anos desenvolveram uma tecnologia que resultou em um material que chamaram de ecothylene®. O processo começa coletando, classificando, limpando e moendo brinquedos antigos e sem uso. Uma vez separados de acordo com as cores, os flocos são transformados em um único item com uma aparência manchada.

© ECOBIRDY
Com um processo de triagem que utiliza tecnologias avançadas, foi possível produzir plástico reciclado com qualidades semelhantes aos plásticos virgens. Segundo os designers, o processo de triagem é trabalhoso, mas os benefícios ecológicos valem a pena.

© ECOBIRDY

© ECOBIRDY
Com este novo material, Vanessa e Joris desenvolveram uma linha de mobiliário infantil que chamaram de ecoBirdy, composta das seguintes peças: cadeira Charlie, mesa Luisa, contêiner Kiwi e a luminária Rhino. As peças são feitas com este material produzido com resíduos 100% de plástico reciclado.

© ECOBIRDY

© ECOBIRDY
Devido à este processo de produção especial, cada produto é único. O padrão salpicado deste material nunca é idêntico. A superfície lisa do material facilita a limpeza e a manutenção, além de ser leve. O plástico reciclado usado para a produção de ecothylene® é 100% reciclável. Isso significa que o ecothylene® pode ser facilmente reciclado novamente.

© ECOBIRDY
Segundo os designers, não são utilizados pigmentos adicionais para colorir o ecothylene®. Em vez disso, optaram por manter o material de origem bem visível. Ainda segundo os designers, isso é feito de propósito para lembrar o usuário da importância de aproveitar ao máximo os recursos preciosos e limitados. O ecothylene® está disponível em seis cores diferentes.

© ECOBIRDY

© ECOBIRDY
Assim como fez a Samsung com as suas eco-packages (ver “Samsung – reaproveitando embalagens”), a ecoBirdy também estimula os seus clientes a reutilizarem a embalagem da cadeira Charlie, disponibilizam no seu site um template inspirado na arquitetura histórica da cidade da Antuérpia. A ecoBirdy é uma empresa B certificada.

© ECOBIRDY
Nas escolas
Conscientes do problema dos plásticos e da importância em conscientizar as crianças, desenvolveram um programa escolar que conta com um livro de histórias, desenvolvido pela ecoBirdy, que conta uma história apropriada para chamar a atenção para o lixo plástico e a reciclagem. O livro ensina os alunos sobre o uso de brinquedos de plástico comuns, como eles podem se tornar prejudiciais ao nosso planeta e como podem receber uma nova vida reciclando. As atividades escolares são acompanhadas por uma ação de coleta de brinquedos de plástico. Um recipiente de coleta é levado para a escola para mostrar aos alunos como eles podem contribuir para um futuro mais sustentável. Crianças e pais são convidados a trazer seus brinquedos de plástico quebrados ou não utilizados. É pedido a todas as crianças e pais que deixem o contato ao trazer brinquedos velhos. Eles receberão um e-mail assim que seus brinquedos antigos receberem uma nova vida, para que essa história seja lembrada e torne transparente o processo de reciclagem. Esse programa só está disponível na Bélgica.

Livro “Journey to a new life” – © ECOBIRDY

Crianças depositando brinquedos para a reciclagem – © ECOBIRDY
Mustela
A Mustela é uma marca internacional focada em cuidados com a pele para bebês e recém-nascidos. EcoBirdy e Mustela trabalharam juntas em uma campanha de reciclagem para promover a participação do cliente. Após o período de coleta (teve início em 18 de novembro de 2019, que foi estendido até 20 de julho de 2020), o ecoBirdy colaborará com uma oficina que proporcionará oportunidades de emprego à comunidade local. Eles classificarão e processarão manualmente o material reciclado para depois passarem pelo processo tecnológico de reciclagem da ecoBirdy. Cada peça produzida fará parte da coleção de edições limitadas.

© ECOBIRDY
Premiações
- Vencedor do German Design Award 2019, Categoria Product Design;
- Vencedor do Good Design Award Australia 2018, Categoria Outstanding Design and Innovation;
- Vencedor do Henry van de Velde Award 2019, Categoria Ecodesign;
- Vencedor do Play It Green Award 2018 do site afilii.com;
- Vencedor do Blickfang Design Preis 2018, Designmesse 2018 (Berna, Suiça);
- Indicado para o Innovation Award 2018 by Kind & Jugend Fair;
- Indicado (cadeira Charlie) para o Green Product Award 2020.

© ECOBIRDY
POST(S) RELACIONADO(S):
Carbios – reciclagem enzimática
Samsung – reaproveitando embalagens
Gomi – produtos feitos com resíduos plásticos
FONTE(S):