Centelha

Google Pixel case – capinhas com plástico reciclado

Já falamos aqui sobre o que algumas empresas estão fazendo para reduzirem o uso de plástico descartável em seus produtos, como a NoHBO, a Notpla. Lembramos também, que o problema do uso indiscriminado de plástico de uso único não está “só” nas sacolas, canudos, copos, pratos e talheres, mas também em vários outros como por exemplo, nos barbeadores. Outro produto que também entra nessa lista são as capinhas de celulares.

Celulares no mundo

Quantas pessoas você conhece que não têm um celular? Demorou a lembrar de alguém?

Difícil lembrar de alguém que não tenha um celular hoje em dia. Mas eles(as) existem, mas esse número vem diminuindo significativamente. A população mundial gira em torno de 7.8 bilhões de pessoas e continua aumentando. Em 2016, o número de smartphones era de 2.5 bilhões, em 2017 – 2.7, 2018 – 2.9, 2019 – 3.2, 2020 – 3.5 e em 2021, 3.9 bilhões (esses três últimos são previsões). Esses números nos dão uma ideia (uma ordem de grandeza) de quantas capinhas estão rodando por aí (sem falar nas que estão à venda e as que continuam sendo produzidas todos os dias). (Fonte: Statista)

Número de usuários de smartphones de 2016 a 2021 (arte © Centelha) – © STATISTA

Ainda segundo o site Statista, os usuários globais de smartphones aumentaram 40% entre 2016 e 2020. Temos, praticamente, metade da população possuindo um smartphone e dois terços possuindo um dispositivo móvel (celular, tablet etc.).

Até 2023 são previstos 7.33 bilhões de dispositivos móveis (não só smartphones) circulando pelo mundo. O site Statista (especialista em dados estatísticos) prevê um crescimento bastante substancial não só de telefones, mas também de tablets e dispositivos IoT (equipamentos com sensores que transmitem dados entre si através da internet). Esses 7.33 bilhões representam um incremento de mais de 1.8 bilhões (atualmente circulam cerca de 5.15 bilhões de dispositivos móveis).

Três quartos da população mundial usará os seus smartphones para acessaram a internet até 2015. (Fonte: CNBC / WARC – World Advertising Research Center).

Vejam abaixo os países que mais têm usuários de smartphones (2019) em números absolutos:

  1. China – População de 1.42 bilhões. 851.2 milhões usuários de smartphones, representando 59,9% da população;
  2. Índia – População de 1.36 bilhões. 345.9 milhões usuários de smartphones, representando 25,3% da população;
  3. E.U.A. – População de 320.1 milhões. 260.2 milhões usuários de smartphones, representando 79,1% da população;
  4. Brasil – População de 212.4 milhões. 96.8 milhões usuários de smartphones, representando 45.6% da população;
  5. Rússia – População de 143.9 milhões. 95.4 milhões usuários de smartphones, representando 66.3% da população.

Nesta conta, o Brasil fica na frente de mercados como o do México, Alemanha, França e Reino Unido.

Em números absolutos, China e índia ficam na frente, não é à toa, são os dois países mais populosos (seguidos de E.U.A., Indonésia, Paquistão e Brasil, nesta ordem).

Olhando para a porcentagem da população que possui smartphone, a ordem muda bastante, em primeiro lugar temos o Reino Unido, com incríveis 82,9%, seguido dos Emirados Árabes Unidos com 82,1%, Alemanha com 79,9%, E.U.A. com 79,1% e França com 77,5%. Por essa lógica, o Brasil fica em trigésimo segundo lugar.

Compromisso do Google

O Google vem produzindo produtos físicos de consumo a aproximadamente 3 anos. Criaram um compromisso de integrar a Sustentabilidade não só nos seus produtos, mas também nas operações e comunidades – tornando a Sustentabilidade não apenas um aspecto de como são feitos os negócios, mas também seu elemento central. Dentre os compromissos estão: em 2020, 100% de todas as remessas indo de ou para clientes serão neutras em carbono; a partir de 2022, 100% dos produtos “Made by Google” incluirão materiais reciclados com o objetivo de maximizar o conteúdo reciclado sempre que possível. Por último, farão “uma tecnologia que coloque as pessoas em primeiro lugar e expanda o acesso aos seus benefícios”.

Smartphone Google Pixel 4a – © GOOGLE

Em 2018, o Google passou a publicar relatórios ambientais de seus produtos, com o intuito de ajudar os consumidores a entender como estes produtos são feitos, construídos e como são enviados aos consumidores. De 2017 a 2018, as emissões de carbono envolvidas nas remessas dos produtos diminuíram 40%. Lançaram também o Power Project, que levará um milhão de termostatos Nest (até 2023) para famílias necessitadas, para economizaram energia e dinheiro. Além de construírem toda a família Nest de produtos com plástico reciclado pós-consumo.

© GOOGLE

Termostato Nest Learning – © GOOGLE

Como parte deste compromisso lançaram recentemente capas para o seu celular Pixel 4a, essas capas são feitas com 70% de plástico reciclado. Segundo o Google, são necessárias apenas 2 garrafas plásticas para produzir a malha externa de 5 capas. Neste primeiro momento, as capas estão disponíveis em três cores, Basically Black, Static Gray e Blue Confetti. Segundo o Google, as capas foram desenvolvidas para durar, o padrão Jacquard mascara possíveis arranhões, podendo até ser lavado em uma lava-roupas.

© GOOGLE

© GOOGLE

Além das capas para o Pixel 4a, o Google Nest Mini (como o próprio nome diz, membro da família “Nest” de produtos Google), também utiliza esse material. O Nest Mini é uma caixa de som “inteligente” que promete funcionar como uma central de controle para uma casa conectada. Para isso, o speaker conta com a Google Assistente, inteligência artificial capaz de responder perguntas e executar ações por meio de comandos de voz.

Google Nest Mini – © GOOGLE

© GOOGLE

 

FONTE(S):

Google blog

POST(S) RELACIONADOS:

Notpla – embalagens comestíveis

Nohbo – NO-Hair-BOttles

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course