Centelha

KFC – Além do frango frito

Como já vimos em posts anteriores como os do Rebel Whopper/Burger King, do Bob´s, da NotCo (Not Company) ou mesmo da Ecovative, os produtos “plant-based” (à base de plantas)  são um caminho sem volta e estão substituindo gradativamente os alimentos de origem animal. Segundo pesquisa do instituto Good Food, as vendas de alimentos à base de plantas que substituem diretamente produtos de origem animal cresceram 29% nos últimos dois anos (mercado americano), para US $ 5 bilhões. Ainda de acordo com o Good Food, a categoria de “carne” à base de plantas vale US $ 939 milhões e as vendas cresceram 18% no ano passado (2019) e 38% nos últimos dois anos.

© KFC

Seguindo essa tendência, em junho de 2019, no Reino Unido, a Kentucky Fried Chicken® (KFC) junto com a Quorn (marca britânica de produtos vegetarianos) lançaram o “Imposter Burger” (hambúrguer Impostor). O sanduíche de filé de “frango”, na realidade é “chicken free” ou seja, não tem frango, é um filé à base de plantas, a maionese que acompanha também é vegana.

© KFC

Esse lançamento foi um teste que estava previsto para durar quatro semanas mas, o estoque acabou em 4 dias! As vendas foram 500% superiores ao de um hambúrguer tradicional. O Imposter Burguer foi vendido em Londres, Bristol e The Midlands, na filial de Gloucester Road, em Londres, vendeu praticamente um sanduícher a cada minuto na quarta-feira, antes de esgotar a opção. Atualmente, o sanduíche encontra-se disponível nas 900 lojas britânicas, o sucesso permaneceu e somente no mês de janeiro (2020) foram vendidos um milhão de unidades.

© KFC

A Quorn (marca de produtos vegetarianos), fornecedora da KFC, Pizza Hut e Costa Cafe no Reino Unido, viu aumentar exponencialmente a procura por seus produtos, não sendo capaz inclusive, de atender à demanda, mesmo com uma capacidade produtiva de 1,33 milhão de produtos por semana (Fonte: VegNews).

© QUORN

Nos E.U.A. (em agosto de 2019), desta vez em conjunto com a empresa Beyond Meat®, testaram oBeyond Fried ChickenTM, a sua carne de “frango” também à base de vegetais. O teste aconteceu em Atlanta também com um estrondoso sucesso, com clientes fazendo fila do lado de fora das lojas, esgotando em menos de cinco horas.

© KFC

O sucesso do teste inicial motivou as duas marcas a fazerem melhorias adicionais no Beyond Fried Chicken, criando uma proteína à base de plantas que se parece com o famoso frango frito da KFC, mas com os atributos da carne à base de plantas. A nova receita foi projetada para fornecer o sabor e a textura do frango inteiro e, em janeiro (2020), anunciaram um novo teste (de 3 de fevereiro até o dia 23 do mesmo mês). Restaurantes KFC em Charlotte, Nashville e arredores, ofereceram novos itens do menu Beyond Fried Chicken.

Finalizando, em abril, a Yum* China – YUMC.N (dona da marca KFC) começará a vender “frango” frito à base de plantas pela primeira vez na China, por enquanto, por um período limitado. Os nuggets serão fornecidos pela divisão agro da americana Cargill, serão vendidas em apenas três pontos de venda, em Xangai, Guangzhou e Shenzhen, entre os dias 28 e 30 de abril. Os consumidores que quiserem experimentar precisarão adquirir um cupom de pré-venda. Uma porção é composta por cinco nuggets e será vendida por ¥ 1,99 (Yuan), valor que não chega a R$ 2.

© REUTERS

A iniciativa ganhou força não só pela crescente demanda por produtos “plant-based” e por alternativas aos produtos à base de carne (já identificada por empresas como a Impossible Foods e a Beyond Meat) em um mercado gigante como o chinês, como também pelo surto do corona vírus que está afetando a produção de aves naquele país. (Fonte: Reuters)

*Yum Brands é uma holding norte americana do setor de alimentação que controla, desenvolve, franquia e licencia globalmente as cadeias de fast-food KFC, Pizza Hut, Taco Bell entre outras. A KFC possui cerca de 23 mil restaurantes em mais de 140 países.

 

FONTE(S):

KFC Global – https://global.kfc.com/

Reuters – https://www.reuters.com/

POST(S) RELACIONADO(S):

Rebel Whopper – hambúrguer vegetal

Bob´s também lança seu hambúrguer vegetal

The Not Company

ECOVATIVE – Cultivando materiais e o “meatless bacon”

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free online course
download lava firmware
Download WordPress Themes
online free course