Centelha

Soapbottle – embalagens de sabão

Como a história do Soapbottle começou

Jonna Breitenhuber, designer de produto baseada em Berlim, finalizou seu mestrado na Universität der Künste Berlin (UDK – Universidade das Artes de Berlim). Através do seu trabalho como designer de embalagens para o segmento de cosméticos, Jonna percebeu que praticamente todas as embalagens para produtos líquidos de higiene pessoal são de plástico.

De acordo com Jonna, em média, um(a) alemão(ã) utiliza onze frascos de sabonete líquido e dez de xampu todo ano, resultando em 75 mil toneladas de plásticos, para se ter uma ideia, essa quantidade de frascos encheria aproximadamente mil piscinas olímpicas. Se esses números são expressivos, imaginem em uma escala global! A designer então, decidiu que esse seria o assunto que abordaria na sua tese de mestrado. Ao longo do processo, veio a pergunta, “e se a embalagem fosse feita de sabão?”

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

Jonna relata que sua inspiração inicial veio dos cones de sorvetes onde a “embalagem” (nesse caso o cone) também é o produto. Sua intenção era transferir esse conceito para os produtos de higiene pessoal. Veio então a ideia de experimentar o sabão.

O conceito

Jonna passou a testar várias fórmulas e formas com sabão para que o mesmo fosse utilizado como embalagem e, ao mesmo tempo, ao término do conteúdo líquido, essa mesma embalagem fosse utilizada como sabão/sabonete. Esse conceito, também conhecido como packaging-free, já apareceu aqui na Centelha em outros posts como a Nohbo – NO-Hair-BOttles; as embalagens também feitas de sabão da designer Mi Zhou; embalagens que desaparecem, do designer Aaron Mickelson e Notpla – embalagens comestíveis.

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

Como funciona

À medida que o conteúdo é usado, a embalagem do sabão se dissolve gradualmente. Ao terminar, os restos podem ser usados novamente como sabonete. Desta forma, o desperdício é completamente evitado. No projeto de Jonna, o sabão utilizado é produzido com ingredientes naturais e é biodegradável.

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

No projeto são utilizadas formas simples, retangulares para a “embalagem”. Em uma das extremidades, existe um pequeno rebaixo que indica onde a peça deve ser cortada, gerando uma passagem por onde sairá o conteúdo líquido. Uma peça metálica e reutilizável pode ser encaixada em um furo passante pré-existente para funcionar como uma tampa. Essa mesma peça metálica, uma vez encaixada no furo, pode ser utilizada para cortar a extremidade falada acima (vide ilustração e imagem abaixo). A embalagem é feita com 80 gr de sabão e tem um volume de 100 ml.

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

Através deste mesmo furo passante pode-se atravessar uma fita e, através dela, pendurar a embalagem, por exemplo no box do chuveiro, evitando que o contato do sabão da embalagem com um local úmido dissolva-o mais rápido do que o previsto.

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

Presente e futuro

O projeto Soapbottle ainda é conceitual, mas já iniciaram a jornada para passar de conceito a um produto comercial. Para isso, Jonna juntou forças com Marie-Stella-Maris. “Marie-Stella-Maris é uma marca de estilo de vida sediada em Amsterdã com uma missão social; água limpa para todos, em todos os lugares.” A contribuição é feita através da venda dos produtos da empresa (água mineral, produtos naturais para o corpo e luxuosas fragrâncias para a casa). De cada item vendido, uma parcela é doada para projetos de água em todo o mundo. Para cada litro de água mineral vendida, cinco centavos de euro são doados.

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

© JONNA BREITENHUBER – SOAPBOTTLE

Reconhecimentos

O projeto foi premiado na edição de 2018/19 do Green Product Award na categoria Conceito. Também foi premiado (2019), na categoria Jovens Talentos da alemã Bundespreis Ecodesign. Também é um dos nomeados ao Deutcher Nachhaltigkeitspreis (German Sustainability Award Design) deste ano.

 

FONTE(S):

Soapbottle

POST(S) RELACIONADOS:

Embalagens feitas de sabão

Embalagens que desaparecem

Nohbo – NO-Hair-Bottles

EarthSuds – xampus, condicionadores e sabonetes em tabletes

Notpla – embalagens comestíveis

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
online free course